O cantor Milton Nascimento, 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), segundo revelou seu filho e empresário, Augusto Nascimento, em publicação no Instagram.
De acordo com ele, os primeiros sinais surgiram ainda no final de 2023. Embora discretos, esses comportamentos diferentes começaram a se intensificar ao longo do tempo. “O Parkinson, diagnosticado em 2022, foi avançando, e as pequenas atividades do dia a dia passaram a sofrer impacto”, explicou.
A última grande viagem
Augusto contou que, em maio deste ano, realizou uma viagem de motorhome ao lado do pai. “Rodamos aproximadamente 4.000 km. Eu dirigia, ele sempre ao meu lado de copiloto, escolhendo as músicas – como sempre fizemos em nossas viagens pelo mundo. De alguma forma, eu sabia que aquela viagem seria uma despedida desses momentos”, disse.
Segundo ele, mesmo com limitações, Milton aproveitou intensamente cada instante e chegou a declarar que aquela havia sido “a melhor viagem da vida”.
Diagnóstico e mudanças na rotina
De volta ao Brasil, Augusto precisou interromper uma viagem de trabalho para retornar às pressas. Milton havia sofrido um quadro de desidratação, consequência das dificuldades crescentes para se alimentar e ingerir líquidos.
“Dali em diante, entramos em uma montanha-russa. Tudo mudou muito rápido, até que veio o duro diagnóstico de demência”, relatou o filho.
Desde então, a comunicação entre pai e filho se transformou. “Nossos diálogos, em sua maioria, são silenciosos ou confusos. Meu pai me chama e tenta falar comigo, mas nem sempre consegue se expressar. As inúmeras ligações quando eu viajava, as conversas sobre fofocas ou a ansiedade em me esperar em casa, já não existem mais”, desabafou.
A demência por corpos de Lewy
Em entrevista à revista Piauí, Augusto detalhou que o diagnóstico de demência por corpos de Lewy foi confirmado após uma série de exames e testes clínicos. Trata-se de uma condição neurodegenerativa que afeta funções cognitivas, motoras, comportamentais e emocionais.
A DCL é considerada a terceira forma mais comum de demência, apresentando sintomas semelhantes aos do Alzheimer e, no aspecto motor, ao Parkinson.
0 Comentários